Matéria/Colaboração; ACidadeOn

O Governo de São Paulo atualiza nesta sexta-feira (10) o Plano São Paulo, que determina a fase da quarentena que cada região do Estado vai estar nas duas semanas seguintes.

A expectativa para a região de Ribeirão Preto – com 26 cidades – é permanecer na fase 1, a vermelha, com o isolamento social mais rígido. Isso principalmente devido à taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva.

Se a situação se confirmar, as 26 cidades da região vão entrar no terceiro período na fase vermelha, o que significa 42 dias seguidos na quarentena mais rígida imposta pelo Governo de São Paulo.


Plano SP

O Plano São Paulo foi criado em maio para regrar a quarentena de acordo com a situação de cada região paulista. Na primeira divulgação, Ribeirão Preto e região ficaram na fase 2, a laranja, que possibilitava abertura do comércio de rua e dos shoppings.

Porém, 15 dias depois, a região já entrou na fase vermelha e permanece nela quase um mês depois. A atualização desta sexta-feira acontece a partir das 12h45, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

Fases e critérios

A ordem do Plano São Paulo é a seguinte: fase 1 (vermelha), fase 2 (laranja), fase 3 (amarela), fase 4 (verde) e fase 5 (azul).

Já os critérios para a escolha das fases são: ocupação de leitos, internações, mortes, leitos para cada 100 mil habitantes e número de casos.