Matéria do G1 Ribeirão

Foto: Jefferson Severiano Neves/EPTV

Cidade registra 100% de ocupação em leitos para a doença. Novo local conta com 20 vagas de enfermaria, já abertas para os pacientes com o vírus.

hospital de campanha de São Joaquim da Barra (SP) foi reaberto, neste sábado (20), para atender pacientes com Covid-19. A cidade 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

Com pouco mais de 52 mil habitantes, o município registrou, desde o início da pandemia, 2.447 mil casos da doença e 41 mortes, de acordo com o boletim epidemiológico desta sexta-feira (19).

Localizado na Rua Rio de Janeiro, o hospital tem estrutura para 20 leitos de enfermaria, um gerador de energia, para casos de queda na eletricidade, além da equipe de profissionais de saúde.

O local será exclusivamente para pacientes com sintomas da Covid. Antes, as consultas eram feitas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ampliação

 

Segundo a Prefeitura, um convênio foi firmado com a Santa Casa no valor de R$ 660 mil. A verba será destinada para a compra de seis novos aparelhos respiradores e aperfeiçoamento do atendimento das urgências e emergências.

O objetivo, de acordo com o Executivo, é ampliar o atendimento na UTI, assim como acelerar o andamento das filas de espera de pacientes que precisam de cirurgias eletivas, procedimentos sem caráter de urgência e emergência.

 

Líder no isolamento social

 

São Joaquim da Barra apresenta uma taxa de 65% de isolamento social, liderando o ranking do estado de São Paulo. Assim como o restante do estado, a cidade está na fase emergencial do Plano São Paulo.

Ranking dos municípios

Municípios Índice
São Joaquim da Barra 65%
São Sebastião 57%
Batatais 57%
Mococa 57%
Mirassol 56%