Matéria/Colaboração: CNN Brasil

A revista científica britânica The Lancet publicou, nesta segunda-feira (20), os resultados da segunda fase dos testes clínicos da vacina chinesa da CanSino, que apresentou resposta imune na maioria dos participantes. A vacina, chamada de Ad5-nCOV, foi testada em 508 voluntários, e não apresentou efeitos colaterais graves.

A vacina é a terceira a divulgar resultados positivos hoje. Cientistas da Universidade de Oxford também divulgaram os resultados preliminares das fases 1 e 2 da potencial vacina produzida pela universidade em parceria com a AstraZeneca. Os testes apresentaram boa resposta imune, com boa produção de anticorpos e sem nenhum efeito colateral grave.

Além deles, a empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica norte-americana Pfizer relataram nesta dados adicionais de sua vacina experimental que mostraram que ela é segura e induz resposta imunológica nos pacientes.

Essas vacinas contra a Covid-19 estão entre as que mais de 20 em estágio avançado em todo o mundo, junto com a da americana Moderna e da chinesa SinoVac, que iniciará testes da fase três nesta semana em seis estados brasileiros.